O cuidado na perspectiva da convivência, respeito e tolerância: percepções de pós-graduandas em enfermagem

Manifestación

Autores
Identificador
855995
Fecha de publicación
2011
Forma obra
Texto
Lugar de producción
Ciência, Cuidado e Saúde; Vol. 10, No. 1, 2011
Idioma
portugués
Nota de edición
Digitalización realizada por la Biblioteca Virtual del Banco de la República (Colombia)
Materias
  • Tecnología; Tecnología / Ciencias médicas Medicina; Filosofía y Psicología; Filosofía y Psicología / Psicología
Notas
  • Colfuturo
  • © Derechos reservados del autor
  • O presente estudo é de caráter qualitativo-exploratório e desenvolvido no contexto de uma disciplina, num encontro com um grupo de doze alunas de pós-graduação em Enfermagem de uma Universidade Federal, com o objetivo de realizar reflexão pessoal e identificar as percepções de alunas pós-graduandas em enfermagem sobre a relação entre o cuidado e as virtudes convivência, respeito e tolerância.
    A coleta de dados ocorreu durante o encontro, por meio de instrumento individual e de dinâmicas de grupo, de observação e gravação das falas. A análise se constituiu na descrição dos dados agrupados por semelhança. As categorias identificadas foram Virtudes identificadas nas cuidadoras e Percepções sobre o cuidado e sua relação com as virtudes convivência, respeito e tolerância.
    As virtudes convivência, respeito e tolerância estão inter-relacionadas e fazem parte do cuidado. A convivência oportuniza pensar, refletir e aceitar nossas imperfeições, sendo solidários aprendendo a cuidar de si, dos outros e do cosmos.
    Concluímos que a atividade que realizamos serve de exemplo para os profissionais enfermeiros, no sentido de viabilizarem reflexões com os alunos e profissionais que integram a equipe de enfermagem/saúde, a fim de fortalecer o cuidado na prática e compreender melhor o sentido de cuidar.
  • Cuidados de enfermagem; Familia; Relações familiares; Valores sociais; Virtudes
Enlace permanente
https://www.cervantesvirtual.com/obra/o-cuidado-na-perspectiva-da-convivencia-respeito-e-tolerancia-percepcoes-de-pos-graduandas-em-enfermagem-855995
Enlaces

Exportar

  • RDF
  • JSON
  • BibTeX

Realizar otra búsqueda