Estudo de trincas inducidas pelo hidrogenio no metal de solida do aço API X80 através do teste G-BOP

Manifestación

Autores
Identificador
870564
Fecha de publicación
2004
Forma obra
Texto
Lugar de producción
2004
Idioma
portugués
Nota de edición
Digitalización realizada por la Biblioteca Virtual del Banco de la República (Colombia)
Materias
  • Tecnología; Tecnología / Ingeniería química
Notas
  • Colfuturo
  • © Derechos reservados del autor
  • Trinca a frio; Teste g-bop; Aço API X80; Temperatura de preaquecimento
  • Um dos defeitos mais grave relativo à soldagem dos aços de Alta Resistência e Baixa Liga(ARBL) são as indesejáveis trincas induzidas pelo hidrogênio (TIH), também conhecidas comotrincas a frio. Dentre os vários testes de soldabilidade utilizados para avaliar a susceptibilidade dejuntas soldadas quanto ao trincamento induzido pelo hidrogênio, o teste G-BOP (Gapped Bead-on-Plate) apresenta-se com um grande potencial para avaliar trincas a frio no metal de solda. As principais vantagens deste teste são: simplicidade e segurança na quantificação dasusceptibilidade a trincas na zona do metal de solda - MS, e aplicação para estabelecer níveismínimos de temperaturas de preaquecimento.
    Recentemente, o processo de soldagem a arco com arame tubular (FCAW) começou a ser aplicado na soldagem de dutos; o uso de arames tubular, em particular os autoprotegidos, tem se mostrado bastante promissor para soldagem de dutos nocampo, uma vez que, o arame tubular autoprotegido apresenta-se como a melhor opção à substituição do eletrodo revestido. Este trabalho tem como objetivo a aplicação do teste G-BOP para avaliar trincas de hidrogênio no metal de solda do aço API X80 e estudar a sua viabilidade para avaliar a influência da temperatura de preaquecimento na susceptibilidade à trinca inducida pelo hidrogênio de metais de solda do aço API X80 executados com o arame tubular autoprotegido E71T8-K6.
    Um Planejamento Aleatorizado por Níveis (PAN), foi usado para o desenvolvimento dos ensaios experimentais e análise dos resultados, correlacionando a presença e percentual de trincas no cordão de solda com a temperatura de preaquecimento. Os resultados mostraram que o teste G-BOP foi eficiente para avaliar a influência da temperatura de preaquecimento na formação de trincas no metal de solda e que o reaquecimento minimiza a susceptibilidade a trincas a frio de soldas do aço API X80, com o arame tubular autoprotegido.
Enlace permanente
https://www.cervantesvirtual.com/obra/estudo-de-trincas-inducidas-pelo-hidrogenio-no-metal-de-solida-do-aco-api-x80-atraves-do-teste-g-bop-870564
Enlaces

Exportar

  • RDF
  • JSON
  • BibTeX

Realizar otra búsqueda