Estudo de trincas inducidas pelo hidrogenio no metal de solida do aço API X80 através do teste G-BOP
Manifestación
- Autores
- Identificador
- 870564
- Fecha de publicación
- 2004
- Forma obra
- Texto
- Lugar de producción
- 2004
- Idioma
- portugués
- Nota de edición
- Digitalización realizada por la Biblioteca Virtual del Banco de la República (Colombia)
- Materias
-
- Tecnología; Tecnología / Ingeniería química
- Notas
-
- Colfuturo
- © Derechos reservados del autor
- Trinca a frio; Teste g-bop; Aço API X80; Temperatura de preaquecimento
- Um dos defeitos mais grave relativo à soldagem dos aços de Alta Resistência e Baixa Liga(ARBL) são as indesejáveis trincas induzidas pelo hidrogênio (TIH), também conhecidas comotrincas a frio. Dentre os vários testes de soldabilidade utilizados para avaliar a susceptibilidade dejuntas soldadas quanto ao trincamento induzido pelo hidrogênio, o teste G-BOP (Gapped Bead-on-Plate) apresenta-se com um grande potencial para avaliar trincas a frio no metal de solda. As principais vantagens deste teste são: simplicidade e segurança na quantificação dasusceptibilidade a trincas na zona do metal de solda - MS, e aplicação para estabelecer níveismínimos de temperaturas de preaquecimento.
Recentemente, o processo de soldagem a arco com arame tubular (FCAW) começou a ser aplicado na soldagem de dutos; o uso de arames tubular, em particular os autoprotegidos, tem se mostrado bastante promissor para soldagem de dutos nocampo, uma vez que, o arame tubular autoprotegido apresenta-se como a melhor opção à substituição do eletrodo revestido. Este trabalho tem como objetivo a aplicação do teste G-BOP para avaliar trincas de hidrogênio no metal de solda do aço API X80 e estudar a sua viabilidade para avaliar a influência da temperatura de preaquecimento na susceptibilidade à trinca inducida pelo hidrogênio de metais de solda do aço API X80 executados com o arame tubular autoprotegido E71T8-K6.
Um Planejamento Aleatorizado por Níveis (PAN), foi usado para o desenvolvimento dos ensaios experimentais e análise dos resultados, correlacionando a presença e percentual de trincas no cordão de solda com a temperatura de preaquecimento. Os resultados mostraram que o teste G-BOP foi eficiente para avaliar a influência da temperatura de preaquecimento na formação de trincas no metal de solda e que o reaquecimento minimiza a susceptibilidade a trincas a frio de soldas do aço API X80, com o arame tubular autoprotegido.
- Enlace permanente
- https://www.cervantesvirtual.com/obra/estudo-de-trincas-inducidas-pelo-hidrogenio-no-metal-de-solida-do-aco-api-x80-atraves-do-teste-g-bop-870564
- Enlaces